Nova Hanway G-15 125 Adventure

A Hanway adiciona um novo modelo à sua gama de 125 cc: a G15 Adventure. Uma trail aventureira com um estilo ‘neo-retro’ capaz de te levar até onde queiras, graças ao seu potente e tecnológico motor 158MI-2 refrigerado por líquido com distribuição por dupla árvore de cames, 4 válvulas e caixa de seis velocidades, que, sob a homologação Euro 5, roça o limite permitido para ser conduzida com carta A1 ou carta de automóvel: 14,9 CV às 10.000 rpm. A tudo isto junta-se um equipamento excecional e um preço de aquisição de 2.995 €.

A Hanway não para de oferecer novidades no segmento das motos de 125 cc com “Full Equipment” e movidas pela sua brilhante mecânica 158MI-2, caracterizada pelas suas dimensões compactas, refrigeração líquida, cabeça DOHC (dupla árvore de cames) e 4 válvulas, caixa de seis velocidades, capaz de render 14,9 CV, perto do limite estabelecido para a categoria de motos de 125 cc passíveis de serem conduzidas com carta de automóvel, cumprindo a mais estrita homologação Euro 5 de emissões poluentes. Às já conhecidas Furious NK125S ’21 e SC125S, junta-se agora esta G15 125.

Trata-se de uma trail ao mais puro estilo aventura e com um design ‘neo-retro’, disposta a não ter limites nos desafios que lhe imponhas, seja por em percursos longos, provando o seu valor em acelerações e velocidade máxima ou quando abandona o asfalto e roda em caminhos e pistas florestais.

A sua robustez está mais que provada, ao empregar um quadro de duplo berço em tubo de aço, acompanhado por um sólido braço oscilante de seção retangular. As formas do quadro permitem-lhe oferecer um assento para o condutor elevado a somente 810 mm do solo, o que proporciona a condutores de todas as estaturas o poderem apoiar ambos os pés no chão. A este quadro juntam-se suspensões de primeira: à frente uma forquilha invertida com bainhas de 35 mm e, atrás, um monoamortecedor hidráulico com ajuste de pré-carga.

As jantes de liga leve imitam as de raios pelos muitos braços. Para se adaptar à condução em off-road, a dianteira é de 19 polegadas enquanto a traseira é de 17’’. Os pneus empregues contam com um desenho misto com uma banda de rodagem formada por diversos tacos juntos entre si, para continuar a proporcionar boa aderência em asfalto, com uma excelente drenagem de água em piso molhado.

Outro dado importante a destacar na G15 Adventure é o seu depósito com capacidade para 20 litros de combustível que, dado o seu reduzido consumo, a faz atingir uma autonomia recorde na cilindrada de 125 cc: mais de 600 quilómetros sem reabastecer, o que reforça o seu caráter aventureiro na utilização em tiradas de longo curso. Apesar da sua elevada capacidade, o depósito não afeta a comodidade da postura de condução, já que se encontra rebaixado para reduzir a sua largura na zona de apoio dos joelhos.

No que respeita à travagem, a G15 Adventure vem equipada com discos de travão sobredimensionados, sobretudo o dianteiro de 300 mm, acompanhado por um traseiro de 220 mm, com pinças de três pistões e pistão simples, respetivamente. O funcionamento é CBS, combinado, com o pedal de travão traseiro a atuar sobre a pinça posterior e um dos três pistões da pinça dianteira.

Para o seu painel de instrumentos recorre-se a dois mostradores circulares que lhe dão um toque clássicos, ainda que no interior de ambos se conte com ecrãs digitais LCD. O da esquerda inclui o velocímetro em formato duplo: com grandes dígitos no centro e, no perímetro do círculo, de forma analógica; esse mesmo círculo integra um nível gráfico de combustível e o conta-quilómetros total e parcial. O da direita também mostra o conta-rotações de forma analógica e digital (ao centro), indicador de mudança engrenada, relógio e oito avisadores luminosos.

O elenco tecnológico da G15 fica completo com uma iluminação 100% LED, com um farol redondo que inclui dois módulos LED de alta intensidade para médios e máximos, envoltos num contorno com uma guia luminosa que faz de luz de presença. Mesmo acima do farol encontra-se um prático para-brisas que, para além de proteger aerodinamicamente o condutor, confere uma imagem mais aventureira.

Neste mês de setembro começou a distribuição deste novo modelo na rede de pontos de venda oficiais Hanway com que a Onetrón conta em Portugal e Espanha, por um preço especial de lançamento de 3.489,00€ (IVA incluído).

 

Características técnicas

 

MOTOR
Tipo Monocilíndrico 4 tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames DOHC, quatro válvulas e arranque elétrico
Diâmetro x curso 58×47 mm
Alimentação Injeção eletrónica
Cilindrada 124,2 cc
Taxa de compressão 12:1
Potência máxima 14,9 CV às 10.000 rpm
Binário máximo 11,0 Nm às 8.000 rpm
Emissões de CO2 41 g/km
Embraiagem Multidisco em banho de óleo
Caixa 6 velocidades
Consumo de combustível 1,8 l/100 km
CICLÍSTICA
Tipo Multitubular duplo berço em tubo de aço
Suspensão dianteira Forquilha invertida de 35 mm. Curso de 110 mm
Suspensão traseira Monoamortecedor. Curso de 60 mm
Travão dianteiro Disco 300 mm com pinça de três pistões
Travão traseiro Disco 220 mm com pinça de pistão simples, CBS
Pneu dianteiro 110/80-19
Pneu traseiro 140/70-17
DIMENSÕES E PESO
Comprimento máximo 2.140 mm
Largura máxima 790 mm
Altura máxima 1.270 mm
Altura do assento 810 mm
Distância entre eixos 1.410 mm
Capacidade do depósito de combustível 20 l
Peso em ordem de marcha 149 kg
G15 125
FURIOUS 125
SC125 S
G15 125
FURIOUS 125
SC 125 S